domingo, 15 de julho de 2018

COMUNICAMOS O FALECIMENTO DA TROVADORA GISLAINE CANALES


Descanse em paz querida professora, trovadora Gislaine Canales.



Gislaine Canales foi a minha professora de trovas, aquela que me alfabetizou e a responsável por eu ter escrito o meu primeiro livro em trovas, o mesmo foi prefaciado por ela. Muito triste com a notícia do seu falecimento, pois trocamos e-mails no dia 9, Gislaine me incentivando a participar dos concursos de trovas. Triste notícia! O meu carinho eterno a esta mulher de grande conhecimento e tão disposta ensinar. saudades eternas! (“Besos Gis” - era mesmo assim que carinhosamente Ela se despedia).
---------------------------------
“Gislaine Canales nasceu em Herval - RS - BR, em 20/04/38. Quatro filhos.netos. Dois bisnetos. Ex-Presidente da UBT, União Brasileira de Trovadores, e Cônsul de Poetas Do Mundo em Balneário Camboriú /SC.Presidente Estadual da UBT em Santa Catarina. Delegada do Portal CEN.Sócia Benemérita da UBT Nacional e Troféu Destaque 2008 na UBT São Paulo.Embaixadora Universal de SIPEA ibero-americana. Presidente da O.M.T. Recebeu o título de Embaixadora da Trova em nível Internacional do Sr. Ronaldo Dunlop, Embaixador do Brasil na Rep. Dominicana e Claudio Garibaldy Martínez Segura. Bacharel em Pedagogia e Licenciada em Didática. Poetisa, Trovadora, Glosadora, Pescadora, com o N º de registro 0300862-21. Pertence a várias Instituições Literárias do Brasil e Exterior. Participa em mais de 46 Antologias Poéticas e dois Dicionários de Poetas. Membro da Academia de Letras de Balneário Camboriú - SC – Brasil- Cadeira 29, Padroeiro Olavo Bilac- Acadêmica Fundadora da AVLLB - Academia Virtual de Letras Luso -Brasileira – Cadeira N º 006 - Padroeiro: Adelmar Tavares. Padroeira da AVSPE – Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores- Letras de Balneário, Sócia Correspondente da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte - ATRN – Publicou: Glosando Trovas/1987 (Esgotado). Tênis de Sextilhas, em duo com Delcy Canalles. Sextilhas de Norte a Sul - em duo com Francisco García. Ping- Pong de Trovas I e II, em duo com Cyroba Oliveira. Sexteto em Sextilhas, com mais 5 poetas.Doze em Ritmo de Sextilhas, com mais 11 poetas.Trovas a Quatro Irmãos.Cantando ao som das sextilhas. Glosas e mais Glosas - Edições Sombra de Arce – Espanha. Glosando Rodolpho Abbud, Glosando Claudio Garibaldy Martínez Segura e Glosando Arlindo Tadeu Hagen. Glosas das Trovas classificadas nos I, II, III e IV Jogos Florais de Balneário Camboriú / SC/ 2004, 2006, 2008 e 2011. "Glosas Virtuais de Trovas" (36 Volumes) com Glosas de Trovas de incontáveis Trovadores do Brasil e Exterior.

Gislaine Canales- Publicou:

Livros Impressos : 18

Livros Virtuais: 36

Edita uma revista mensal, virtual, sobre Trovas há 14 anos: a Trovamar.

Foi Gislaine Canales a que motivou aos Escritores de fala Espanhola a conhecer e escrever a Trova Clássica. Expandiendo por mais de 21 países.

Adeus querida amiga, professora, mestre, todos teus seguidores choramos este dia tão triste ao inteirar de tua partida à casa de Deus. "

EU

Ao meu redor, tudo desmoronou,
como se hoje eu vivesse o outro dia
em que a bomba terrível detonou
dentro de mim, trazendo a nostalgia.
Até a solidão me abandonou.
O pranto não me faz mais companhia.
Todos os sonhos - tudo, terminou.
Não sinto dor, tristeza ou alegria.
Estou como um zumbi - a morta-viva
que não morre, nem vive - não decide,
não ama, nem odeia - como outrora!
Sinto fugir da boca até a saliva,
até meu pensamento, hoje me agride:
Não sei quem fui - ou o que sou agora!

Gislaine Canales


Nenhum comentário:

Postar um comentário